quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O Consumo e crescimento da economia brasileira



Nos últimos anos o Brasil passou por um crescimento econômico sempre respaldado pelo seu mercado interno, que vem crescendo a cada ano. Nos últimos 10 anos a classe média brasileira ganhou mais de 30 milhões de consumidores que viram, neste mesmo período, sua renda crescer acima da inflação, aumentando assim cada vez mais seu poder de consumo. Atualmente o Brasil conta com mais de 100 milhões de pessoas na chamada classe C, com possibilidade de consumir bens que antes não havia e também com acesso a crédito que também possibilitou este crescimento do poder de consumo.
Principalmente nos últimos 8 anos a classe média brasileira consumiu de uma maneira que impulsionou a economia para frente. Todos os brasileiros, que viram sua renda aumentar acima da inflação, aumentando seu poder de consumo, e que tiveram acesso facilitado ao crédito, foram se certa maneira responsável pelo crescimento da economia. É claro que tudo isso foi respaldado por uma política macroeconômica, do governo brasileiro, no mínimo correta. Porém visando justamente este mercado o Brasil criou programas sociais de “distribuição de renda” e incentivou alguns setores estratégicos para o país, e que possuem uma grande cadeia produtiva, desonerando com isenções de impostos e tributos, o que facilita ainda mais a sustentação dos níveis de consumo.
Em um país que continua tendo uma das maiores taxas de juros do mundo e continua com baixíssimo investimento em educação, muitas vezes não basta ter renda crescente e acesso cada vez mais facilitado ao crédito, pois caso o consumo seja feito de maneira exagerada para os padrões de renda de uma família e o crédito tomado à taxas altas, pagar estas dívidas contraídas pode não ser tão simples assim. O fato é que o Brasil ainda tem um nível de endividamento relativamente baixo em relação a outros países como EUA, china, entre outros, porém se a inadimplência continuar crescendo e o brasileiro não se orientar para o uso correto do dinheiro, este modelo de crescimento do país estará ameaçado, e a classe média (classe C) que tanto cresceu nos últimos anos, pode não ser mais, no futuro, a grande responsável pelo consumo e intenção de compra no mercado brasileiro.


Fábio Machado - Economista
Instituto de Solução Financeira - ISF
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